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Gestão Comercial
CURSO TECNÓLOGO
PERFIL DO CURSO
O curso de forma profissionais capazes de aplicar seus conhecimentos para planejar a venda de produtos ou serviços visando à maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Ele gerencia e coordena equipes, definindo estratégias, preço e local de venda. Com sua capacidade de relacionamento, busca compradores em potencial para grandes negociações. Entende de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor e garantindo o melhor negócio. Pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas e gerente comercial. Também atua como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando o próprio negócio. Trabalha no varejo, no atacado ou como representante comercial.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado está aquecido. Este profissional pode atuar como: representante comercial, gerente comercial e diretor comercial. Uma das áreas mais aquecidas é a de comércio eletrônico. A formação do profissional permite ainda que atue em áreas de finanças e recursos humanos. Outra opção é ter a própria empresa de representação ou atuar como autônomo, prestando consultorias para lojas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Supervisor de vendas: Atua nos setores comerciais, de serviços, varejo e tacado.
- Representante comercial autônomo: Cuida do planejamento econômico-financeiro-tributáriode empresas.
- Gestão de equipe de vendas: Cria e mobiliza equipes de vendas, garantindo o cumprimento demetas pré-estabelecidas.
- Gestão do relacionamento com o cliente: Garante excelência no relacionamento com osclientes, conhecendo seus gostos e expectativas
IV – Estrutura curricular:
Nº | COMPONENTE | C. H. S. |
---|---|---|
1º | ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS | 80 |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO | 80 | |
METODOLOGIA DO ESTUDO CIENTÍFICO | 80 | |
MÉTODOS QUANTITATIVOS | 80 | |
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO | 80 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 50 | |
Carga Horária Total º Período: | 450 | |
2º | INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO | 80 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 80 | |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 80 | |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA | 80 | |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS | 80 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 50 | |
Carga Horária Total º Período: | 450 | |
3º | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 50 |
COMÉRCIO ELETRÔNICO | 80 | |
GERENCIAMENTO DA RELAÇÃO COM CLIENTES | 80 | |
GESTÃO DE PONTOS DE VENDA | 80 | |
PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO | 80 | |
PROMOÇÃO, PUBLICIDADE E MERCHANDISNG | 80 | |
TCC-PROJETO INTEGRADOR (PROJETO DO TCC) | 40 | |
Carga Horária Total º Período: | 490 | |
4º | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 50 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PROJETO INTEGRADOR | 200 | |
GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 80 | |
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS | 80 | |
COMÉRCIO EXTERIOR | 80 | |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 200 | |
MARKETING DE VAREJO | 200 | |
Carga Horária Total º Período: | 650 | |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 2040 |