
Graduação tradicional Letras

Letras Licenciatura - Habilitação Português / Inglês:
Conceito do MEC (4) ENADE (4), MAIOR NOTA DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LETRAS 2017/2018.
I - Portaria de Reconhecimento – O curso de Letras Licenciatura - Habilitação Português / Inglês foi autorizado pela Portaria nº 935 em 17 de maio de 2001 e publicado no D.O.U em 21 de maio de 2001 e Reconhecido pelo Portaria nº 2.157, de 16 de junho de 2005, publicado no D.O.U em 20 de junho de 2005
II - Duração: Mínimo: 04 anos / Máximo: 07 anos
III – Mercado de trabalho: Instituições de Ensino e de Pesquisa, Empresas Públicas e Privadas, Órgãos de Difusão Artística e Cultural, Serviços que requeiram trabalho de intérprete e tradutor, Agências de Publicidade, Editor, Revisor, Consultor Textual.
IV – Estrutura curricular:
1º PERÍODO | ||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Fundamentos Filosóficos |
60 |
12 |
72 |
|
Fundamentos Sociológicos |
60 |
12 |
72 |
|
Produção de Textos |
60 |
12 |
72 |
|
História da Arte** |
60 |
12 |
72 |
|
Metodologia Científica |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 1: Formação do Professor: O Educador e sua Dimensão Humana** |
60 |
12 |
72 |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
432 |
2º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa |
60 |
12 |
72 |
|
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Origem e História Latina |
60 |
12 |
72 |
|
História da Linguística |
60 |
12 |
72 |
|
Teoria Literária |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 2: Temas Transversais |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 1 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
432 |
3º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Morfologia da Língua Portuguesa |
60 |
12 |
72 |
|
Morfologia da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Etimologia e Vocabulário Latino |
60 |
12 |
72 |
|
Linguística Textual e Gêneros |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Portuguesa: Das Origens ao Renascimento |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 3: Direitos Humanos |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 2 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
432 |
4º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Morfossintaxe da Língua Portuguesa |
60 |
12 |
72 |
|
Morfossintaxe da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Linguística Aplicada ao Ensino |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Portuguesa: Do Classicismo ao Arcadismo |
60 |
12 |
72 |
Literatura Portuguesa: Das Origens ao Renascimento |
Literatura Brasileira: Das Origens ao Arcadismo |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 4: Educação e Currículo |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 3 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
432 |
5º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Semântica e Estilística da Língua Portuguesa |
60 |
12 |
72 |
|
Semântica e Estilística da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Portuguesa: Do Romantismo ao Modernismo |
60 |
12 |
72 |
Literatura Portuguesa: Do Classicismo ao Arcadismo |
Literatura Brasileira: Romantismo |
60 |
12 |
72 |
Literatura Brasileira: Das Origens ao Arcadismo |
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LP-I) |
|
|
100 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LI-I) |
|
|
100 |
|
Psicologia da Aprendizagem |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 5: Educação Ambiental |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 4 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
632 |
6º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Pragmática da Língua Portuguesa |
60 |
12 |
72 |
|
Pragmática da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Brasileira: Do Realismo ao Simbolismo |
60 |
12 |
72 |
|
Didática Geral |
60 |
12 |
100 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LP-II) |
|
|
100 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LI-II) |
|
|
100 |
|
Prática de TCC |
60 |
12 |
72 |
|
Libras |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 6: Legislação Educacional |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 5 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
632 |
7º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Português Histórico |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura da Língua Inglesa |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Brasileira: Modernismo |
60 |
12 |
72 |
Literatura Brasileira: Do Realismo ao Simbolismo |
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LP-III) |
|
|
100 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LI-III) |
|
|
100 |
|
Literatura Comparada |
60 |
12 |
72 |
|
Prática Interdisciplinar 7: Políticas públicas e Formação docente |
|
|
|
Prática Interdisciplinar 6 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
632 |
8º PERÍODO |
||||
Disciplina |
Aula |
TEA* |
Hora-relógio |
Pré - Requisito |
Estrutura e Funcionamento do Ensino |
60 |
12 |
72 |
|
Análise de Textos Literários |
60 |
12 |
72 |
|
Literatura Infanto-juvenil |
60 |
12 |
72 |
|
Educação Especial |
60 |
12 |
72 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LI-IV) |
|
|
100 |
|
Prática e Estágio Supervisionado de Ensino (LP-IV) |
|
|
100 |
|
Prática Interdisciplinar 8: O Educador da Contemporaneidade |
60 |
12 |
72 |
Prática Interdisciplinar 7 |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
632 |
QUADRO RESUMO |
CH |
Disciplinas |
3.456 |
* TEA — Trabalho Efetivo Acadêmico
A efetivação do TEA acontece em disciplinas de 72 horas relógio que ocorrerão em encontros de 50 minutos. As complementações para efetivação dos 60 minutos (que equivale a uma hora relógio) dar-se-á com 12 horas relógio de TEA, respectivamente. As horas de TEA em cada uma das disciplinas são desenvolvidas pelos alunos na forma de trabalhos efetivos acadêmicos (fichamentos, relatórios, trabalhos escritos em geral, relacionados à disciplina e seus aspectos interdisciplinares e transversais) e realizadas em ambiente distinto da sala de aula, sob a orientação e supervisão do(a) Professor(a).
** Os conteúdos de Educação das Relações Étnico-Raciais (Res. CP/CNE 1/2004), de Direitos Humanos e da Educação Ambiental (Res. CP/CNE 2/2012) encontram-se presentes nas Disciplinas de História da Arte e das Práticas Interdisciplinares, com o objetivo de ampliar os estudos étnico-raciais vinculados à África e aos afrodescendentes, além das etnias indígenas, bem como discutir temáticas no âmbito da Educação, alcançando particularmente as Políticas, o Direito ao ser e a Educação Ambiental, a fim de promover o conhecimento das ações e saberes que estão imbricadas no ato educativo.
*** PROJETO LETRAS FOCCA EM FOCO/ UBE (União Brasileira dos Escritores): Comunicações da parte do alunado, vinculadas aos conteúdos vivenciados em sala, devidamente orientados. Local: Sede da UBE, encontro mensal em dia determinado, durante os semestres. Direito a certificado emitido pela UBE. PROJETO: LETRAS (FOCCA) / ESCOLA ABERTA (Governo de Pernambuco): OFICINAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO — ministrado aos sábados (semanalmente) em Escolas previamente escolhidas, com alunado voluntariado, devidamente Coordenado em turnos (manhã e tarde) em 2012. Certificados emitidos pelo Órgão parceiro. FLIPORTO (Feira Literária Internacional) / LETRAS (FOCCA): participação do alunado, atuante na FLIPORTO CRIANÇA, na FLIPORTO NOVA GERAÇÃO, com direito a certificado emitido pelo Órgão parceiro. Tais atividades foram vivenciadas de 2011 a 2013. O evento ocorria anualmente em Olinda durante 4 dias. FLIPORTO / UBE: FOCCA EM FOCO — evento que ocorreu durante a FLIPORTO em Olinda, porém vivenciada em parceria com a UBE, oportunizando intervenções do alunado, desenvolvendo o eixo-temático do evento anual. (tal intervenção ocorre também, de maneira estendida, na BIENAL PE).
Além destas atuações, previamente planejadas e anualmente vivenciadas, há participações em Congressos, Eventos Culturais (BIENAL, FLIPO, FESTIVAL RIOMAR DE LITERATURA), parcerias com outras Instituições de Ensino, Cursos que, enfim, somam ao currículo do alunado a necessária carga horária complementar. Bem como os Estágios obrigatórios, vivenciados a partir do 5º Período, com carga horária de 800h.
Primeiro Curso de Letras a fazer parceria, na pós pandemia, com as escolas do estado, objetivando as práticas de Estágio Supervisionado obrigatórias.